De
acordo com historiadores, o nome de Santiago deriva de uma homenagem a São
Thiago, um dos apóstolos.[...]
A religiosidade
desse local e o fato do santo ser o padroeiro da Espanha é a possível
explicação para o fato de os jesuítas terem erguido ali, na época das Missões,
uma capela com a imagem de São Thiago, a de número 15, entre um total de 21
capelas instaladas em toda a região missioneira. Isso mostra, portanto, que a
ocupação da região é muito antiga. Mas somente em 26 de dezembro de 1866 a
atual cidade deixou de ser "Povinho" e passou à condição de
"Freguesia". Foi denominada de Freguesia de São Thiago do Boqueirão.
Em 4 de janeiro de 1884 foi elevada à condição de Vila e, em 31 de março de
1938, à categoria de cidade.
Da época dos carreteiros que passavam por
Santiago em direção a outros estados do Brasil ou aos países vizinhos, para
transportarem suas mercadorias, passaram-se aproximadamente 300 anos. Foi um
período escrito com sangue e passagens importantes para a história do Rio
Grande do Sul.
Santiago foi cenário da Revolução Federalista de 1893. Na localidade denominada de Capão da Batalha, Gumercindo Saraiva, líder das tropas federalistas, foi ferido de morte, em 1894.
Em 1756, na Capela de No. 15, da região das Missões, foi rezado o primeiro "Te Deum", pelos jesuítas e indígenas, em memória da alma de Sepé Tiarajú, morto na batalha de Caibaté. Ainda houve a participação de santiaguenses na Coluna Prestes e na Revolução de 1923.
Santiago foi cenário da Revolução Federalista de 1893. Na localidade denominada de Capão da Batalha, Gumercindo Saraiva, líder das tropas federalistas, foi ferido de morte, em 1894.
Em 1756, na Capela de No. 15, da região das Missões, foi rezado o primeiro "Te Deum", pelos jesuítas e indígenas, em memória da alma de Sepé Tiarajú, morto na batalha de Caibaté. Ainda houve a participação de santiaguenses na Coluna Prestes e na Revolução de 1923.
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