segunda-feira, 15 de junho de 2009

DICAS

O TEMPO NÃO PÁRA

Hoje é hoje. Amanhã é depois de hoje. E depois de amanhã (sem hifens) é daqui a dois dias. E como voltar para o passado? Ontem foi antes de hoje. Antes de ontem é anteontem. E antes de anteontem? Trasanteontem. Por incrível que pareça.

EU SÓ ABRO A BOCA QUANDO TENHO CERTEZA!

Faixa etária de idade é uma daquelas redundâncias absurdas, pois se é etária só pode ser relativa à idade. Outra pérola: detalhes tão pequenos de nós dois, como se houvesse grandes detalhes! E um último exemplo de pleonasmo: ela estreou seu vestido novo... porque se fosse estrear o velho seria meio difícil, não é?

PEGADINHA FATAL

Essas coisas não vale a pena fazer... Esses episódios não vale a pena lembrar... Certo ou errado? Quem disse errado errou feito. As duas construções estão totalmente corretas. Basta fazer uma pequena inversão: fazer essas coisas não vale a pena e lembrar esses episódios não vale a pena. Nos dois casos os sujeitos (fazer e lembrar) não exigem o plural do verbo valer.

É UMA QUESTÃO DE OPINIÃES?

Como se faz o plural das palavras terminadas em ão? O plural de bênção é bênçãos. O plural de capitão é capitães. Sacristão, por sua vez, admite dois plurais: sacristãos ou sacristães. E há palavras com três opções: anciãos, anciães e anciões, para ancião. Moral da história: na dúvida, consulte o pai dos inteligentes, o dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário