domingo, 7 de novembro de 2010

Formandas Curso de Letras


Na próxima sexta-feira, 12/11, ocorre a formatura do Curso de Letras da Ulbra, da qual uma das turmas eu fui tutor, foram alguns anos de muito trabalho, envolvimento, dedicação na busca do conhecimento.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PRESIDENTE OU PRESIDENTA ?


A partir de 01 de Janeiro de 2011 teremos uma mulher assumindo a presidência do Brasil. Alguns se questionam como iremos chamá-la “a presidente” ou “a presidenta”? Para esclarecimento, fiz uma pequena pesquisa e na “Moderna Gramática Portuguesa”, de Evanildo Bechara, ed. 37, pg. 135 e 136, encontrei o seguinte:

“ O gênero nas profissões femininas – A presença, cada vez mais justamente acentuada, da mulher nas atividades profissionais que até bem pouco era exclusivas ou quase exclusivas do homem tem exigido que as linguagens não só o português – adaptem o seus sistema gramatical a estas novas realidades. [...]”

Lá também encontramos sobre o feminino dos substantivos terminados em “-e” uns há que ficam invariáveis, outros acrescentam “-a” depois de suprimir a vogal temática: president(e) + a = presidenta. Portanto, esse substantivo enquadra-se nos que podem ficar invariáveis como podem variar.

A escolha é sua: “A PRESIDENTA” ou “A PRESIDENTE”. O que importa é que nos, brasileiros, de forma democrática, colocamos em prática nossa cidadania.