domingo, 28 de junho de 2009


Juntamente com os alunos da oitava série do Colégio Medianeira estive visitando o Museu das Comunicações, bem como, a exposição "Santiago 360º" , um belo trabalho idealizado pelo curso de Letras da URI. Parabéns à professora Rosane Vontobel pela coordenação da atividade.

sábado, 20 de junho de 2009










Hoje participe, junto com minha esposa e filho, de uma atividade da Secretaria do Meio Ambiente, realizamos a TRILHA DO CORAÇÃO, em Ernesto Alves. Uma passeio interessante, no meio da natureza, com belas paisagens e muita informação sobre as bromélias.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

COMO O MUNDO ACORDA, de Ye Shil Kim
A obra ensina o conceito de frações, apresentando com ilustrações os cafés da manhã típicos de diversos países do mundo. Um pedaço de bolo, uma fatia de pão simbolizam não só uma fração, mas também a alegria de compartilhar comidas deliciosas!

terça-feira, 16 de junho de 2009



Capacitação Linux Educacional
Introdução à Educação Digital

segunda-feira, 15 de junho de 2009

DICAS

O TEMPO NÃO PÁRA

Hoje é hoje. Amanhã é depois de hoje. E depois de amanhã (sem hifens) é daqui a dois dias. E como voltar para o passado? Ontem foi antes de hoje. Antes de ontem é anteontem. E antes de anteontem? Trasanteontem. Por incrível que pareça.

EU SÓ ABRO A BOCA QUANDO TENHO CERTEZA!

Faixa etária de idade é uma daquelas redundâncias absurdas, pois se é etária só pode ser relativa à idade. Outra pérola: detalhes tão pequenos de nós dois, como se houvesse grandes detalhes! E um último exemplo de pleonasmo: ela estreou seu vestido novo... porque se fosse estrear o velho seria meio difícil, não é?

PEGADINHA FATAL

Essas coisas não vale a pena fazer... Esses episódios não vale a pena lembrar... Certo ou errado? Quem disse errado errou feito. As duas construções estão totalmente corretas. Basta fazer uma pequena inversão: fazer essas coisas não vale a pena e lembrar esses episódios não vale a pena. Nos dois casos os sujeitos (fazer e lembrar) não exigem o plural do verbo valer.

É UMA QUESTÃO DE OPINIÃES?

Como se faz o plural das palavras terminadas em ão? O plural de bênção é bênçãos. O plural de capitão é capitães. Sacristão, por sua vez, admite dois plurais: sacristãos ou sacristães. E há palavras com três opções: anciãos, anciães e anciões, para ancião. Moral da história: na dúvida, consulte o pai dos inteligentes, o dicionário.
Vidas
Atitudes
Onde fomos parar?!?

Momento de
Reciclar

Cadê a árvore,
O pássaro,
O riacho que passava lentamente?


Cadê o ar
Limpo, saudável
De imensidão azul?

O mundo pede
Novas atitudes

O Mundo pede
Nossa atenção

O mundo pede
Nossa emoção


Para construir
Para transformar

Para dar esperança
Para deixar nossos filhos sonhar...

Ronaldo Prestes Gomes